domingo, 1 de maio de 2016

Calendário Literário - Maio

Bom dia, queridos leitores!

Mais um mês se inicia e é hora de enfrentar mais um desafio literário!
Para quem perdeu os posts anteriores, eu estou seguindo o Calendário Literário criado por Vitor Martins. A cada mês, há um novo desafio literário a ser cumprido. Eu estou gostando muito de participar desse projeto, porque, dessa maneira, acabo variando mais o meu rol de leituras. Como estudo literatura inglesa no mestrado, acabo lendo mais livros escritos por autores de língua inglesa e, com o Calendário Literário, estou expandindo as minhas leituras e saindo da minha zona de conforto, além de retomar aqueles livros que estão há tempo nas minhas prateleiras esperando para serem lidos!


Quem tiver interesse em conferir o Calendário Literário criado por Vitor Martins pode acessá-lo clicando aqui.



O primeiro desafio do ano, o do mês de janeiro, foi iniciar uma série ou trilogia de livros. Eu aproveitei o embalo para começar a leitura de uma série que estava há muito na minha estante. Além disso, estava acompanhando a série de televisão e, por isso, fiquei ainda mais animada a ler: A Guerra dos Tronos, de George Martin. Comecei o ano com uma ótima escolha literária!





Em fevereiro, o desafio foi ler um livro que havia sido adaptado para o cinema. Havia tantas opções! Mas, como um amigo meu me havia emprestado o livro Carol, que estava concorrendo a diversas categorias no Oscar, aproveitei a oportunidade para lê-lo. Agora ainda me falta assistir ao filme! Mas devo assisti-lo em breve!




Em março, o desafio foi ler um livro escrito por uma mulher. Belo desafio! Valorizo muito a escrita de mulheres e muitos dos meus escritores preferidos são mulheres: Jane Austen, Elizabeth Gaskell, J. K. Rowling, Mary Shelley... Para o desafio, escolhi ler, ou melhor reler, Pollyanna. Este foi o primeiro livro mais  longo que li quando era criança e lembro que esta leitura havia me marcou muito! Foi um grande prazer relembrar a minha infância através dessa inesquecível personagem.





Para o mês de abril, mês de comemoração do descobrimento do Brasil, o desafio foi ler um autor nacional. Eu adorei este desafio, pois, como disse anteriormente, leio muitos autores de língua inglesa e acabo não tendo muito contato com a literatura nacional. Para este desafio, escolhi ler O Cortiço, de Aluísio de Azevedo. Confesso que ainda não terminei a leitura, mas assim que terminá-la procuro um tempinho para escrever aqui as minhas reflexões sobre o livro.



E o desafio literário do mês de maio é... ler um livro infantil!

Eu sou apaixonada por literatura infanto-juvenil e escolhi para este desafio a leitura de uma história que me fascinava quando criança. Eu nunca li o livro, mas já assisti ao filme diversas vezes, e anos atrás minha irmã e eu brincávamos de Mary Lennox a procura de um local secreto. Já adivinharam qual é o livro a que me refiro? É The Secret Garden, de Frances Hodgson Burnett. Comprei este livro há um tempo e tenho certeza de que irei me encantar com a leitura do livro assim como me encantei com o filme. Aliás, foi O Jardim Secreto que me inspirou a escrever minhas primeiras histórias.



O desafio literário de maio será, certamente, inesquecível!
É claro que, além das leituras dos desafios literários, eu também leio outros livros. Por exemplo, no momento também estou lendo o volume 2 de "As Crônicas de Gelo e Fogo": A Fúria dos Reis, mas este é um tema para outro post!

E você, qual livro infantil vai ler durante o mês de maio?

Um ótimo mês a todos, ótimas leituras e nos encontramos no jardim secreto!

Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário