terça-feira, 3 de março de 2015

"O Guardião da Porta", L. T. Meade & Robert Eustace

Boa tarde a todos!




Na semana passada, comprei um livro que me fascinou, tanto pela capa convidativa e misteriosa, como pela proposta: Detetives do Sobrenatural: contos fantásticos de mistério, uma antologia organizada por Braulio Tavares de contos em que detetives se deparam com crimes sobrenaturais. É uma ótima proposta, não? E os contos vão de 1897 a 2003, uma verdadeira viagem no tempo através deste gênero.




L. T. Meade

O conto sobre o qual resolvi escrever aqui é o primeiro da coletânea: O Guardião da Porta, ou The Warder at the Door no original, conto escrito pela irlandesa L. T. Meade (1844-1914), escritora do século XIX que produziu mais de 300 livros, com a colaboração do escritor inglês Robert Eustace (1854-1943). Em parceria, os dois escreveram também outros contos de mistério.


Este conto de Meade e Eustace foi publicado pela primeira vez em julho de 1897, na revista Cassell's magazine, e em formato de livro em 1898, na coleção de contos A Master of Mysteries.


Neste conto, o detetive John Bell, que procura desvendar e explicar todos os crimes de cujas investigações ele participa de maneira científica e racional, se depara com um evento anormal, supernatural até. Ele fica sabendo sobre a maldição que atormenta a família Clinton geração após geração e, com a morte do patriarca Henry, a preocupação assombra seu filho Allen. Será que o detetive Bell vai conseguir manter sua postura calculista frente a esta enigmática maldição?


Assim como afirma Braulio Tavares no prefácio do livro, "uma pessoa desinformada vê algo extraordinário acontecer diante dos seus olhos e chama isso de magia ou milagre, mas alguém com mais conhecimento percebe que tudo não passa de uma utilização inteligente das leis da matéria". Mas será que isso se aplica a todos os casos?
Leia o conto de Meade e Eustace e descubra!

Beijos,
Fernanda

2 comentários:

  1. Li este livro também, e foi uma grata surpresa. Livro muito bom com contos de alguns autores que para mim eram desconhecidos junto de outras grandes obras de autores consagrados.

    ResponderExcluir
  2. Nice blog if you are searching for a tour t ravels so visit on this blog and get a best packers and movers services provider- Noida Packers and Movers

    ResponderExcluir