quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

"O Alienista", Machado de Assis

Bom dia a todos!

Nesta quinta-feira ensolarada, decidi escrever mais uma vez sobre o grande mestre da Literatura Brasileira, Machado de Assis. Aqui no blog já tive a oportunidade de escrever sobre o romance Esaú e Jacó (1904), o penúltimo livro escrito por Machado. Hoje, contudo, escreverei sobre um texto escrito 22 anos antes, em 1882, uma novela incorporada ao livro de contos Papéis Avulsos. Como escrevi dois dias atrás, uma novela é um texto mais extenso do que um conto, porém menor do que um romance. É possível lê-lo em um final de semana, e vale muito a pena! É um dos textos mais celebrados do escritor brasileiro, trata-se de O Alienista.


Em O Alienista, o aclamado Dr. Simão Bacamarte se instala na cidade de Itaguaí, onde funda a Casa Verde, local onde estuda a loucura e interna os habitantes da cidade que considera loucos. No entanto, aos poucos Simão Bacamarte desenvolve a sua noção de loucura e passa a internar praticamente todos os moradores de Itaguaí. É aí que o doutor percebe que a sua teoria está errada e decide refazê-la: se todas estas pessoas são sãs, então o louco é ele!

Nesta novela, Machado de Assis trabalha com a linha tênue entre o que é considerado normal e o que não é. É um texto que faz parte do Movimento Realista da literatura, com o qual compartilha diversas características, como a análise psicológica dos personagens e a crítica social.

Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) é hoje considerado o maior nome da nossa literatura nacional por suas inovações temáticas e estilísticas. Seu trabalho também atraiu a atenção de inúmeros estudiosos, pesquisadores e críticos literários no mundo inteiro. O professor e crítico literário norte-americano Harold Bloom o considerou um dos 100 maiores gênios da literatura universal e "o maior literato negro surgido até o presente".

Machado de Assis aos 25 anos
 
Deixe-se encantar com a obra de Machado e boa quinta-feira!

Fernanda

2 comentários:

  1. Sou suspeita pra falar de Machado de Assis, o cara foi na minha opinião ele é o melhor escritor da literatura brasileira de sua época.
    Lembro que li esse livro na época da escola, mas não me lembro quase nada, terei que reler.
    Beijo
    http://livricios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir